João Varella, o primeiro treinador da história da Seleção Brasileira Feminina


No dia de ontem, 3 de outubro, faleceu João Souza Varella. Nos maiores sites esportivos do país, nenhuma menção. Talvez, em algum jornal do Rio de Janeiro, cidade em que vivia, possa ter havido alguma nota de obituário. Um exemplo triste do esquecimento de figuras importantes de nosso esporte, e principalmente, do esporte feminino. 

Para quem não sabe, o nome de João Souza Varella é um dos mais importantes dos primórdios do futebol feminino no país. Oficial da Marinha, jornalista, atleta e técnico de futebol, Varella foi o primeiro treinador da história da Seleção Brasileira Feminina de futebol, na segunda metade dos anos 80, em uma época que a seleção nacional era representada pelo Radar, de Copacabana. Varella comandou a equipe no Torneio da Amizade, em 86, no México, no qual se sagrou campeão, e no Mundial de 88 na China, o embrião para a Copa do Mundo, que viria a ter sua primeira edição em 91, também na China. Nessa competição, a Seleção terminou na terceira colocação, e teve como destaques a meia Roseli e a atacante Cebola. 

Como é de se esperar, os dados sobre a carreira de Varella são escassos, mesmo na internet. Em um momento em que a Seleção Brasileira Feminina passa por um momento conturbado, é importante lembrarmos de gente que batalhou pela evolução do esporte em um país como o nosso. Abaixo, a delegação que representou o Brasil no Mundial de 88.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário:

Tecnologia do Blogger.