Han Kwang Song, a promessa do futebol norte-coreano que iniciou brilhando na Serie B italiana


Para quem costuma acompanhar o futebol asiático, provavelmente já deve ter ouvido falar do desejo de Kim Jong Un, líder da Coreia do Norte, de transformar o país em uma potência esportiva. Em um primeiro momento, os investimentos no futebol tem dado alguns resultados. No feminino, embora enha passado até por um banimento por doping, a Coreia é a atual campeã mundial das categorias sub-17 e sub-20. No masculino, a evolução tem sido um pouco mais discreta. Para melhorar, o regime norte-coreano tem permitido intercâmbios de profissionais, e isso inclui a ida de atletas para a Europa. O mais promissor entre eles, com certeza, é o atacante Han Kwang Song, ou apenas Han., de 19 anos. O jogador está atualmente no Perugia e é a mais nova sensação da série B italiana. 

Em março de 2016, ainda com 18 anos, Han assinou profissionalmente pelo Cagliari, depois de um período de testes. Ele foi o primeiro atleta asiático a integrar o elenco rossoblu. Pela equipe da Sardenha, participou de cinco partidas, todas vindo do banco de reservas, totalizando 59 minutos. Apesar disso, conseguiu marcar um gol, sendo o primeiro norte-coreano a balançar as redes no Calcio. No dia 9 de abril, Han marcou o segundo gol do Cagliari na derrota diante do Torino por 3 a 2.


Para a atual temporada, o Cagliari decidiu emprestar o jogador para que ele tivesse mais minutos em campo. E já nas primeiras partidas ficou evidente que a decisão foi correta. Han estreou no dia 7 de agosto contra o Benevento, em jogo pela Coppa Italia, em que o grifo goleou por 4 a 0. Sem marcar nesta partida, Han reservou uma atuação de gala para a estreia na Serie B. Contra o Virtus Entella, fora de casa, Han marcou três gols na goleada por 5 a 1. Com três gols de perna direita e participando ativamente das jogadas ofensivas, o jogador que é fã de Cristiano Ronaldo e Dybala mostrou um talento que o Perugia precisa para, quem sabe, voltar à elite. 


Na segunda rodada, Han voltou a balançar as redes, marcando o segundo gol da vitória sobre o Pescara por 4 a 2, dessa vez mostrando oportunismo ao aproveitar um rebote.


Assim como no ano passado, o Perugia inicia bem a temporada e espera não cair de rendimento. O elenco atual é bastante jovem. Além de Han, o clube possui outro norte-coreano. O meia Choe Song-Hyok, camisa 10 da Coreia do Norte no último Mundial sub-17 e que teve passagem pela Fiorentina. Porém, Choe ainda não entrou em campo, tendo sido apenas relacionado em três partidas na temporada, duas pela Coppa Italia. 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário:

Tecnologia do Blogger.