Liga dos Campeões é um dos torneios com mais goleadas na Europa, afirma pesquisa


Ninguém duvida da qualidade dos jogos na Liga dos Campeões da Europa, certo? Mas apesar disso, ter as melhores equipes do planeta reunidas não é sinal de equilíbrio. É o que aponta uma pesquisa do CIES, Centro Internacional de Estudos do Esporte, entidade sediada na Suíça e dedicada a estudar o futebol em diversas áreas. A pesquisa analisou resultados de 33 ligas europeias, incluindo nessa conta a Liga dos Campeões e a Liga Europa, entre os meses de julho de 2016 a abril deste ano, e contabilizou a porcentagem de partidas com uma diferença no placar de três ou mais gols entre as equipes, ou seja, indicou os torneios com mais goleadas no Velho Continente.

A Liga dos Campeões, torneio mais badalado e rentável da Europa, ficou na terceira posição, com 21%. As cinco maiores ligas europeias ficaram na metade de cima da tabela, com França, Inglaterra, Espanha e Itália na casa dos 17%, e com a Alemanha na casa dos 16%. Para a CIES, esses números poderiam ser diminuídos com uma melhor distribuição das rendas de direitos de transmissão e com uma melhor distribuição de criando regulações no mercado. Porém, sabemos que esse desequilíbrio não atinge necessariamente o nível de atuação das equipes que disputam os respectivos torneios. No topo da lista, à frente da Liga dos Campeões, estão a liga do Chipre e da Áustria, com 22,5% e 21,5% de goleadas, respectivamente. 


Curiosamente, a Liga Europa, segundo torneio continental em importância, possui apenas 13,5% de goleadas. O menor índice de goleadas na Europa, ou  a liga mais equilibrada, é o da Romênia, com apenas 7,7% das partidas terminando com uma diferença de três ou mais gols. 

Confira abaixo a lista completa:


Nenhum comentário

Deixe seu comentário:

Tecnologia do Blogger.