Quem é Gonçalo Guedes, o 'novo Cristiano Ronaldo'?


Em geral, rótulos apenas atrapalham as jovens promessas, seja aqui no Brasil, na Europa, ou em outros cantos do planeta.
Mas a imprensa portuguesa garante que esse não é o caso de Gonçalo Guedes, atacante de 19 anos do Benfica e que vem desde o ano passado sendo chamado de "novo Cristiano Ronaldo". Estreou pelo Benfica em 2014, e alternou jogos na equipe B dos encarnados, e levou o prêmio de Revelação da Segunda Liga, marcando 8 gols em 32 partidas. Na Youth League, foi um dis principais jogadores, ajudando o Benfica a levar o vice-campeonato, perdendo apenas para o Barcelona. Na nova temporada, Gonçalo ganhou a confiança do técnico Rui Vitória, e vem sendo titular no ataque benfiquista ao lado do brasileiro Jonas, desbancando o grego Mitroglou e o mexicano Jiménez. Em 16 partidas, entre o campeonato português e a Liga dos Campeões, o atacante marcou 4 gols.

Confira o golaço de bicicleta marcado por Gonçalo, na UEFA Youth League da temporada passada:

 

As comparações surgem principalmente por seu estilo de jogo. Velocista, dribla de cabeça para baixo, como fazia Ronaldo em seus primeiros dias, e possui bom chute com ambos os pés. Além da similaridade física e técnica, há outros detalhes que aproximam Gonçalo de Ronaldo. Pouco antes de assinar sua extensão de contrato com o Benfica para 2021, o jovem jogador deixou o agente Paulo Rodrigues e passou a ser agenciado por ninguém menos que Jorge Mendes, empresário da grande estrela de Portugal. Curiosamente, a primeira convocação de Gonçalo para a seleção principal foi justamente em substituição a Ronaldo, que foi poupado de participar de amistosos contra Rússia e Luxemburgo, durante o mês de novembro passado. E assim como Ronaldo, vai fazendo história desde cedo. Em setembro, marcou o gol da vitória do Benfica sobre o Atlético de Madrid em pleno Vicente Calderón, e se tornou no mais jovem português a marcar um gol na competição continental.

O francês Arséne Wenger, técnico do Arsenal, teria interesse no jogador desde o início de 2015, segundo o jornal Daily Mail, que destaca que Wenger não quer perder Gonçalo como perdeu Cristiano Ronaldo, ao ter negado pagar os 15 milhões pedidos pelo Sporting na época. A imprensa inglesa também especula um suposto interesse do Manchester United. O fato é que ainda é muito cedo para projetar em Gonçalo uma carreira tão vitoriosa quanto a que Cristiano Ronaldo construiu. Mas é o nome dele que representa a esperança de um futuro para a seleção portuguesa, quando Ronaldo não estiver mais.

Confira um vídeo com uma compilação de seus lances na atual temporada:

Nenhum comentário

Deixe seu comentário:

Tecnologia do Blogger.