Especial: Corrupção - o mal por trás do espetáculo


Parte do material usado para esta reportagem. Imprensa teve papel fundamental na descoberta de fraudes (Foto: Yuri Casari)

Reunimos 9 casos de corrupção no futebol brasileiro e mundial que reforçam a preocupação com a lisura real do esporte. Será que fora das quatro linhas, é possível chamar o futebol de Beautiful Game?

10 anos da Máfia do Apito

O maior caso de manipulação de resultados no futebol brasileiro da última década trouxe à tona pouquíssimos resultados práticos. Seria Edílson peça central do esquema, ou apenas uma engrenagem de algo maior? Clique aqui para ler a reportagem completa.

Máfia da Loteria Esportiva

O primeiro grande caso de manipulação de resultados revelado no país. A Revista Placar realizou uma série de reportagens denunciando o esquema de corrupção. Saldo: nenhuma condenação efetiva e muitas dúvidas quanto ao real envolvimento dos 125 acusados de participar da Máfia. Clique aqui para ler a reportagem completa.

Caso Ivens Mendes

Os anos 90 foram realmente deliciosos. O futebol era mais alegre, divertido e tínhamos o melhor futebol do mundo (ou algo próximo disso). Mas a década saudosa também foi vítima de tapetões e cartolagens. A maior delas foi o Caso Ivens Mendes. Clique aqui para ler a reportagem completa.

Caso Bruxo do futebol paranaense

Em 2005, em pleno furor causado pelas denúncias da Máfia do Apito, surgiu no futebol paranaense o Caso Bruxo, que envolvia árbitros, dirigentes de clubes e da FPF. Clique aqui para ler a reportagem completa.

Escândalo das papeletas amarelas

Nos anos 80, o Flamengo se tornou em uma potência futebolística. Mas até que ponto é possível creditar o sucesso apenas ao desempenho dos jogadores? O Escândalo das papeletas amarelas levantou suspeitas de que o rubro-negro subornava árbitros e adversários. Clique aqui para ler a reportagem completa.

Robert Hoyzer, o homem que quase manchou a Copa de 2006

Às vésperas da Copa do Mundo na Alemanha, um escândalo assolou o futebol do país. Robert Hoyzer foi o pivô do caso que envolvia manipulação de resultados na Copa da Alemanha e nas divisões inferiores. Clique aqui para ler a reportagem completa.

Apito Dourado

A corrupção no futebol português sempre foi uma hipótese levantada pela imprensa local. Em 2004, evidências mostraram que as interferências externas não eram obras da imaginação coletiva e envolveu nomes fortes do futebol em Portugal. Clique aqui para ler a reportagem completa.

Totonero: o futebol italiano das cinzas à glória

A Itália é conhecia por inúmeros casos de corrupção no esporte. Mas o primeiro caso de grandes proporções foi o Totonero, deflagrado em 1980. Paolo Rossi, xodó do Calcio na época, foi um dos principais acusados de participar no esquema. Foi absolvido na justiça comum, punido nos tribunais esportivos, mas voltou a tempo de ser o herói do tricampeonato mundial italiano em 82. Clique aqui para ler a reportagem completa. 

Calciopoli: do caos ao tetra

O Calciopoli estourou pouco antes da Copa de 2006, na qual a Itália viria a sagrar-se tetracampeã mundial. O título foi um alento para o país que viu equipes tradicionais como Juventus Milan, Lazio e Fiorentina envolvidas em manipulação de resultados. Clique aqui para ler a reportagem completa.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário:

Tecnologia do Blogger.