História do futebol Sorocabano - Parte I

A exemplo de outras cidades do estado de SP, onde, segundo alguns historiadores, iniciou-se a prática do futebol no Brasil, o esporte em Sorocaba deu seus primeiros passos logo no início do século XX. Tudo se deu com a expansão econômica. Ainda no final do seculo XIX, aproveitando-se do potencial textil, algumas industrias estrangeiras vieram a cidade, em especial os ingleses.

Era final de 1902, quando o estudante do colégio Mackenzie, Alicio de Carvalho, fundou o Club Athletico Sorocabano. Carvalho, filho de família tradicional da cidade, escolheu as cores de sua escola, o vermelho e o branco, para o uniforme do recém-fundado time.

O primeiro jogo não demorou a ocorrer, que foi logo no mesmo ano, ganhando destaque no principal jornal da época, o XV de Novembro. O adversário, porém, é desconhecido. A agremiação foi fundada antes mesmo que o Efusy Football Club (criado por engenheiros da Estrada de Ferro União Sorocabana em 15 de maio de 1903), dado como o pioneiro.

No ano seguinte, em 7 de setembro de 1903, inspirados no Sorocabano, alguns jovens da alta sociedade resolveram criar um novo time. Nascia com as mesmas cores de seu inspirador, o Sport Club Sorocabano, apelidado de Diabo Rubro.

Com campo próprio e sede, localizada na Rua São Bento, tornou-se uma das referencias do esporte na região. Tanto que, anos mais tarde, filiou-se a APSA (Associação Paulista de Sports Atléticos, que posteriormente tornou-se a atual Federação Paulista de Futebol), pela qual passou a disputar torneios pelo interior. Contudo, após entrar em decadência,na década de 40, abandonou o futebol e, em 1949, extinguiu-se. Seu principal rival dentro campo era o São Bento, com quem disputava empolgantes jogos.

E o esporte ganhava cada vez mais adeptos. No ano de 1904, em 7 de setembro, os funcionários da empresa têxtil Santa Rosália, que deu nome ao bairro, Nicolau Parella e Romano Biazoli, fundaram o Sport Club Santa Rosália, que.tempo depois, apos uma excursão do novo administrador da fabrica, o inglês Joseph Klirk, a Fortaleza, mudaria de nome para Fortaleza Football Club, depois Fortaleza Club. Esta nova denominação se deu somente 20 anos depois, quando adotou também as cores preto, vermelho e branco no lugar de verde e branco, como foi fundado. Em 1906, na mesma localidade, foi fundado o Sport Club Floresta. No mesmo ano, fusionou-se com o Fortaleza. 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário:

Tecnologia do Blogger.