A História do futebol Sorocabano - Parte II:década de 10 e o surgimento do São Bento

A primeira década do século passado ficou marcada pelo surgimento de uma das principais equipes de Sorocaba, o Esporte Clube São Bento. A história deste clube tem início em 14 de setembro de 1913, quando alguns integrantes do finado Club Athletico dos Chapeleiros, que era mantido pela Fábrica de Chapéus, resolveram criar um novo time, o Sorocaba Athletic Club.

O primeiro jogo desta nova equipe nao demorou a acontecer. Foi naquele mesmo ano, diante do Brasil FC de Piraju, que posteriormente tornou-se o Atlético Brasil do Éden, existente ate hoje. O placar foi positivo para os recém-fundados, que venceram o jogo por 3 a 1. O segundo jogo seria marcado algum tempo depois, contra o Club Colonial de Votorantim, e terminou com vitória dos sorocabanos: 2 a 1.

Mesmo com o bom início, alguns membros da diretoria desentenderam-se e mudaram o nome da equipe. Surgia, em 13 de outubro de 1914, o Sport Club São Bento, numa referencia ao time da capital de São Paulo, Associação Atlética São Bento, de muito sucesso, que sagrara-se campeão estadual naquele ano. Embora antigo, o São Bento só estreiou no profissionalismo cerca de 40 anos após sua fundação, em 1953, quando inscreveu-se para a disputa da Segunda Divisão Paulista.

De lá para cá, a equipe teve altos e baixos, sendo inclusive rebaixada à quarta divisão do estadual em 1998. Por outro lado, conquistou diversos títulos, como três campeonatos paulista do interior e uma Taça Estado de SP, alem de permanecer por vários anos seguidos na elite do Paulistão, dando trabalho a grandes equipes do certame.

Apos fundação do Azulão, a próxima equipe que se tem noticia que surgiu na cidade foi o Flamengo F.C. Inspirado no clube carioca de mesmo nome, de quem também herdou as cores, nasceu na data de 25 de junho de 1916. No ano seguinte, no dia 1º de julho, surgiu o Sport Club Sete de Setembro, cujas cores eram verde e branco. Ambas equipes costumavam marcar amistosos contra times da capital. Os adversários mais comuns eram Palestra Itália, hoje Palmeiras, e Corinthians.

Um nome bastante comum,encontrados em publicações esportivas da época era do Guarany F.C. Contudo, não há registro de sua fundação.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário:

Tecnologia do Blogger.