Bola de Ouro da Europa - Parte 4 (1990-1999)

1990 - Lothar Matthaus - Internazionale-ITA

O jogador que mais vezes atuou em partidas de uma Copa do Mundo (25), atingiu em 90 a maturidade de sua carreira. Campeão mundial pela seleção alemã, não conquistou títulos naquele ano pela Inter, apesar dos 11 gols marcados no campeonato italiano. Na temporada seguinte, levaria a Copa da Uefa com o time nerazurri.


1991 - Jean-Pierre Papin - Ol. de Marseille-FRA

Veloz e habilidoso, Papin foi um dos grandes jogadores do início dos anos 90. Foi campeão francês e artilheiro pela quarta vez consecutiva (seria também em 92). Entretanto, sua premiação causou revolta no segundo colocado, o iugoslavo Savicevic, do campeão europeu Estrela Vermelha, que venceu o título contra o clube francês.


1992 - Marco Van Basten - Milan-ITA

O holandês voltou a vencer o prêmio. Campeão e artilheiro do Calcio, campeão da Supercoppa, e melhor jogador da Europa pela UEFA, e do mundo pela FIFA. É claro que a Bola de Ouro também iria pra ele.


1993 - Roberto Baggio - Juventus-ITA

Quem viu o Codino Divino jogar em 93, jamais imaginou o que ele passaria em 94. Campeão da Copa da Uefa com atuações memoráveis, foi também eleito melhor jogador do mundo pela FIFA. Foi a sexta vez que um jogador da Juventus recebeu o prêmio.


1994 - Hristo Stoichkov - Barcelona-ESP

O explosivo companheiro de Romário comeu a bola em 94. Artilheiro da Copa, levou a Bulgária a uma inédita semifinal. Na eleição de melhor do mundo da FIFA, ficou atrás apenas do Baixinho. Os dois foram vice-campeões europeus pelo Barcelona.


1995 - George Weah - Milan-ITA

Quem um dia imaginou que um liberiano venceria este prêmio? Weah foi também eleito pela FIFA. E apesar de ter recebido o prêmio com a camisa do Milan, o venceu com a camisa do PSG. Campeão da Copa da França e da Copa da Liga, foi o artilheiro da Champions League com 7 gols, e caiu nas semifinais diante de seu futuro clube.


1996 - Matthias Sammer - Borussia Dortmund-ALE

Sempre comparado a Franz Beckenbauer, foi jogando como o Kaiser que conquistou a premiação. Bicampeão alemão pelo Dortmund, foi também campeão europeu pela Alemanha. Encerrou a carreira precocemente, com apenas 13 anos de carreira, devido a uma série de lesões.


1997 - Ronaldo - Internazionale-ITA

Primeiro brasileiro a vencer o prêmio, o Fenômeno brincou de jogar bola. Campeão da Copa do Rei e da Recopa Europeia, marcou 34 gols em 37 jogos pelo Campeonato Espanhol. Apesar disso, preferiu se transferir para a Internazionale, onde recebeu o prêmio.


1998 - Zinedine Zidane - Juventus-ITA

Sétimo jogador a ser premiado com a camisa alvinegra da Juventus. Campeão italiano, ainda foi decisivo para o primeiro título mundial da seleção francesa, sendo o grande carrasco da seleção brasileira na final da Copa do Mundo.


1999 - Rivaldo - Barcelona-ESP

Também eleito melhor do Mundo, foi campeão espanhol e da supercopa da espanha, e marcou 29 gols na temporada.


Nenhum comentário

Deixe seu comentário:

Tecnologia do Blogger.