A liga mais emocionante da história


Há quem diga que o Campeonato Brasileiro é o mais disputado de todos, por supostamente, ter um grande número de candidatos ao título antes de a bola rolar e pela imprevisibilidade. Outros, porém, preferem afirmar que o Campeonato Inglês é o mais forte do mundo, causando assim, jogos mais emocionantes e disputados. E há quem prefira o campeonato de futebol na lama disputado na China (foto). Entretanto, se analisarmos apenas números, dois campeonatos se mostraram muito mais disputados que nenhum outro na história do futebol: a 3ª divisão romena da temporada 83/84 e o campeonato marroquino de 65/66.

Segundos dados da RSSSF, a Divizia C, teve uma diferença de apenas 10 pontos do primeiro colocado, o Muresul Deva, para o lanterna, o Minerul Aninoasa, 16º colocado. Tudo fica ainda mais absurdo quando se percebe que a diferença do segundo colocado, o UMT Timisoara, para o último, é de apenas 3 pontos. 

Do 7º ao 15º, o primeiro rebaixado, todos terminaram com 29 pontos, tendo suas posições definidas pelos cri´térios de desempate (saldo de gols, e depois, número de vitórias). É um campeonato tão igual, que metade dos clubes possuía o prenome Minerul.

Fonte: RSSSF

O campeonato marroquino de 1965/66 também foi imprevisível até a última rodada. A diferença do primeiro, o Wydad, e do último, o Maghreb Tetouan, foi de apenas 8 pontos. 

Fonte: RSSSF

Nenhum comentário

Deixe seu comentário:

Tecnologia do Blogger.