Futebol Arte: Guia Politicamente Incorreto do Futebol


Confesso que iniciei a leitura deste livro um tanto quanto repleto de opiniões pré-estabelecidas por comentários de terceiros. Mas me enganei. Diferente dos que alguns amigos apregoaram, o livro está bem longe de ser ruim. Aborda temas interessantes e possui uma leitura leve. Fiz num mesmo dia em poucas horas. Mas é necessário algumas ressalvas, que corroboram com as críticas.

Primeiramente, soa de maneira inoportuna algumas tentativas de desmistificações de mitos. Dizer que Charles Miller não é o pai do futebol brasileiro porque alguém tinha jogado algumas peladas na praia, é o mesmo que dizer que o berço do futebol não é na Inglaterra porque na China se chutava alguns crânios dentro de uma meta. 

Em outros pontos, cravam verdades e fatos, mas com pouco, ou nenhum indício de que aquilo realmente é verdade, como quando se fala sobre Messi e sua personalidade. Ninguém duvida que o craque argentino seja uma pessoa não muito sociável. Mas utilizar declarações de fontes obscuras como um fato, não me parece conveniente em um livro que aparentemente, tem a pretensão de contar a História. Outro ponto conflitante, e que exemplifica a superficialidade em determinados temas, é na parte em que trata sobre a polêmica Copa União. Dizer que o Inter queria jogar contra Sport e Guarani, é desconsiderar toda declaração do presidente colorado na época, Gilberto Medeiros.

Em contrapartida, a obra reforça com dados, algumas questões controversas, que mesmo que você discorde do livro, precisa reconhecer que estão bem argumentadas, como no capítulo em que diz que o Brasil de 94 foi um embrião da Espanha de 2010 ou no que falam sobre as Torcidas Organizadas. Outro ponto forte são os trechos em que se contam boas histórias, como a da vida de Friedenreich e da lendária Batalha dos Aflitos. No final das contas, certamente, é mais um dos livros que eu recomendo, apesar de toda propaganda negativa. Facilmente encontrado nas livrarias, e em média, custa R$ 40 reais.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário:

Tecnologia do Blogger.