Futebol Arte: Como o futebol explica o mundo


Há os que insistem em dizer que futebol é apenas um jogo. Na próxima vez que ouvir esta frase, esfregue na cara da pessoas este livro: Como o futebol explica o mundo - Um olhar inesperado da globalização, do jornalista estadunidense Franklin Foer. O livro, publicado em 2004, apresenta o futebol como parte indissociável do processo da globalização. Desde o ódio entre católicos e protestantes, passando pela Guerra dos Balcãs e pela corrupção doentia no Brasil, Foer relata com precisão fatos sociais intimamente ligados ao esporte bretão.
O futebol, como parte importante da sociedade mundial e globalizada, e da cultura dos mais diversos povos, reúne elementos suficientes para um estudo aprofundado dos efeitos do esporte no meio em que está inserido, e também o caminho contrário, em como o futebol é utilizado pelo meio para alcançar seus objetivos. Sem ser monótono, o livro te leva a olhar para o esporte com uma nova visão, sempre com um leve toque de humor e ironia.

Diferente de outros estudos sociológicos, que comumente citam o futebol como um fenômeno da burguesia, que aliena e manipula o trabalhador, Foer mostra que o futebol é justamente o oposto. Uma ferramenta que a sociedade pode usar em prol do coletivismo, como alguns exemplo deixam claro no livro.

Fora de catálogo, é mais fácil buscar um exemplar nos sebos espalhados pelas grandes cidades ou no site Estante Virtual. Mas é preciso garimpar. Paguei apenas R$15,00 no meu exemplar, enquanto no Estante Virtual, o preço mais barato é de R$25,00. Leitura mais que recomendada. Obrigatória.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário:

Tecnologia do Blogger.