América XI 5x1 Resto do Mundo - 30/08/1995 - Jogo beneficente ao Terremoto de Kobe


No dia 17 de janeiro de 1995, o Japão foi atingido por um terremoto de 7,2 graus na Escala Richter que afetou a região da cidade de Kobe. Estimativas posteriores apontam a morte de aproximadamente 6.400 pessoas. Foi o segundo maior terremoto no Japão do século XX. Os prejuízos do sismo alcançaram mais de $100 milhões de dólares, equivalente a 2,5% do PIB do país na época. Em agosto do mesmo ano, foi realizado um amistoso beneficente, com organização direta da FIFA e da Federação Japonesa de Futebol, em prol das vítimas do terremoto.
Com a bola rolando, bastaram 4 minutos para que o primeiro gol da partida saísse. Oleg Protasov recebe passe em profundidade, e com oportunismo, bate por baixo de Jorge Campos, abrindo o placar para o time do Resto do Mundo. Nos primeiros 10 minutos, a equipe do Resto do Mundo teve maior controle do jogo, com o capitão Littbarski criando boas jogadas junto de Stojkovic. Mas aos 12 minutos, após cruzamento de Jorginho, um bate-rebate na área deixa a bola livre para Carlos Hermosillo tocar delicadamente a bola por cima do goleiro Bell, empatando a partida.

O jogo seguia morno até os 16. Numa despretensiosa cobrança de lateral do time do Resto do Mundo, saiu a virada do Pan-American All-Stars. Jorginho faz o desarme, a bola sobra para Medina Bello, que dá um passe alto para dentro da grande área, e Hermosillo faz um golaço espetacular, aplicando um voleio perfeito.

O Rest of World tinha dificuldades para atacar. Afinal, um setor defensivo com Gamarra e Balboa como zagueiros e um trio com César Sampaio, Dunga e Zinho na volância, não era dos mais fáceis de ser penetrado. Aos 27, Zico aproveita o mal posicionamento de Bell e chuta de longe, mas acerta a trave. Na sequência, Jorginho chuta forte de mais e a bola vai por cima da meta.

Longe da melhor forma física, os capitães das duas equipes foram para o banco de reservas aos 31 minutos. Zico deu lugar a Valderrama, e Littbarski saiu para a entrada de Sirakov. O inglês Roy Hogdson também promoveu a entrada do goleiro Cherchesov no lugar do atrapalhado Bell. Dois minutos depois, Al Owairan viu Campos adiantado e tentou surpreender de muito longe. Mas o goleiro mexicano estava esperto e mandou para escanteio. Aos 38, Valderrama toca para Jorginho na direita. O lateral passa pelo marcador e cruza com precisão para Hermosillo cabecear para as redes, marcando seu terceiro gol na partida.

"É uma ajuda que todos os atletas estão dando. Temos que parabenizar a FIFA e a federação de futebol do Japão por esse grande evento", disse Zico em uma da entrevistas durante o decorrer da partida. Aos 43, Medina recebe a bola pelo lado direito, e bate de fora da área, ampliando a contagem para 4 a 1. No intervalo, algumas mudanças foram promovidas. O artilheiro Hermosillo deu lugar a Erwin Sanchez. Reynoso entrou no lugar de Gonzalez e Campos foi para o banco para entrar na linha depois. Cristante foi para o gol do time pan-americano. No Rest fo World, Amunike substituiu Protasov.

No segundo tempo, o jogo perdeu o bom ritmo da primeira etapa. Aos 15, Littbarski retornou no lugar de Al Owairan, e o ícone Michel Preud'homme foi para o gol do Rest of World. Aos 21, uma substituição que mudou a partida. Jorge Campos entrou no meio campo no lugar de Medina Bello. Com muita velocidade e habilidade, Campos voltou a animar o amistoso. Aos 24, uma pataquada de Preud'homme garantiu o quinto gol da América, marcado pelo brasileiro Dunga. Com 36 minutos, Campos deixa Zinho na boa, mas o volante brasileiro chuta pra fora. Nos minutos finais de jogo, Amunike aparece em três oportunidades com boa chances de marcar, mas não consegue vencer o goleiro Cristante. Abaixo, a ficha técnica e o vídeo com a partida completa, preparado pelo Escrevendo Futebol.

Ficha Técnica:

America XI 5-1 Rest of the World
30/8/1995 - Estádio Nacional de Tóquio

Gols: 4' Oleg Protasov (Mundo), Carlos Hermosillo 12', 17' e 38', Ramón Medina Bello 43' e Dunga 69 (America).

América XI: Jorge Campos (Rolando Cristante 46'), Jorginho (Jorge Dely Valdes 55'), Carlos Gamarra, Marcelo Balboa, Ronald Gonzalez (Juan Reynoso 46'), Dunga, César Sampaio, Zinho, Zico (Carlos Valderrama 31'), Carlos Hermosillo (Erwin Sánchez 46'), Ramón Medina Bello (Jorge Campos 66'). T: Bora Milutinovic e Zico.

Resto do Mundo: Joseph-Antoine Bell (Stanislav Cherchesov 31' (Michel Preud'homme 60')), Masami Ihara, Tetsuji Hashiratani, Hong Myung-Bo (Wynton Rufer 76'), Stephen Tataw, Guido Buchwald, Dragan Stojkovic, Said Al-Owairan (Pierre Littbarski 60'), Pierre Littbarski (Nasko Sirakov 31'), Oleg Protasov (Emmanuel Amunike 46'), Kazuyoshi Miura (Daniele Massaro 66'). T: Roy Hodgson e Pierre Littbarski.

*Agradecimentos ao companheiro Tiago Bontempo, que nos passou a informação do estádio da partida. 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário:

Tecnologia do Blogger.