Tennents’ Sixes: o Showball escocês

Nos anos 90, a franquia de games FIFA, lançou um novo modo de jogo chamado indoor. Consistia em uma espécie de futebol de salão misturado com hockey. A quadra possuía paredes de acrílico, e cada time tinha 6 jogadores. De onde a EA Sports tirou essa ideia? Muito provavelmente, algum dos programadores do jogo era escocês. Entre os anos de 1984 e 1993, disputou-se o Tennents’ Sixes, uma espécie de Showball com equipes de masters escocesas, com alguns convidados ingleses (como Nottingham Forest, por exemplo). O campeonato era oficial e organizado pela Scottish Football Association, e patrocinada pela marca de cerveja Tennents. Quando a fonte do dinheiro secou, o torneio foi extinto.


O sistema era de Copa. Fase de grupos e mata-mata. As regras do jogo tiveram inúmeras alterações ao longo dos anos. O tamanho do campo era o mesmo de um ringue de hockey no gelo. Cada time podia entrar na quadra com 6 jogadores, e as substituições eram ilimitadas e podiam ser feitas a qualquer momento. As partidas tinham duração de 2 tempos de 7 minutos e meio na fase de grupos, e 2 tempos de 10 minutos na fase eliminatória. Em caso de empate, todas as partidas eram decididas nos pênaltis, dando 2 pontos ao vencedor.

Os maiores vencedores dessa bizarrice foram o Rangers, o Aberdeen e o Heart of Midlothian, com 2 troféus cada. Dundee, Hibernian, Celtic e Partick Thistle venceram uma vez. Na maior invenção da humanidade, o Youtube, é possível ver até mesmo um JOGO COMPLETO do showball escocês. Mas se já é duro de ver uma partida com Viola, Marcelinho Carioca e outras entidades folclóricas, imagina ter que ver um quebra canelas de kilt?

Nenhum comentário

Deixe seu comentário:

Tecnologia do Blogger.